Rodrigo Strauss :: Blog
WinDbg, cada dia melhor
Saiu a versão 6.6.3.5 do WinDbg, com melhorias que o deixam definitvamente entre os melhores debuggers existentes. Como um imagem vale mais do que um monte de palavras, dê uma olhada nisso:

Depois da imagem, vamos ao bla-bla-bla:
- Coloração do código: Recurso simples, básico, e presente na maiorias dos debuggers que não fazem força para parecer coisas de hacker. Modificação muito bem vinda, que facilita bastante a visualização e leitura do código.
- Visualização de variável por tooltips: mais um recurso do debugger do Visual Studio que foi incorporado ao WinDbg. É equivalente a chamar "dt [nome-da-variável]".
- Visualização user-friendly de GUIDs: Não sei se é realmente um melhoria na versão nova, mas eu só percebi agora :-) Agora o WinDbg mostra os GUIDs usando a mesma representação usada para gravá-los no registro.
Eu já costumo usar mais o WinDbg do que o debugger do Visual C++, e a cada atualização do WinDbg eu o uso mais, mesmo que o debugger do Visual C++ também esteja melhorando a cada dia que passa. Eu uso o WinDbg quando a coisa é mais "hardcore" - congelar threads, analizar memória e locks, fazer disassembly de alguma API do Windows, fazer debug de serviços em servidores, live programming, etc - e o debugger do Visual C++ para coisas mais triviais como testes na própria máquina, geralmente de programas que têm mais lógica de negócio do que interação com o Windows.
Você pode fazer o download diretamente da página do Debugging Tools for Windows. Não esqueça de conferir a lista oficial de novidades.
Em 16/02/2006 15:31, por Rodrigo Strauss




