Eu, eu mesmo, e meu Visual C++
|
Meu nome é Rodrigo Strauss, escovador de bits inveterado e MCP Visual C++. Nasci em 1980, e programo desde os 12 anos de idade. Desde meus tempos de infância ao lado do GW-BASIC, até o C++ e .NET já passei também pelo Clipper, ASP e VB 3/4/5/6. |
Interesses computacionais
C++: Além de todas as bibliotecas disponíveis, a linguagem mais completa. Requer MUITO estudo, não é coisa para amadores, mas o esforço compensa. Li em algum lugar uma frase parecida com essa: "O C++ está para a programação assim como o sexo está para a reprodução. Existem outros meios, mas nunca serão tão divertidos."
Win32 API: Ainda o que reina no Windows. WinFX só em 2006, e ainda assim precisaremos esperar que os usuários façam upgrade para o Longhorn. Não esqueça que ainda hoje, em 2004, existem usuários usando Windows 98.
COM: Recém descartado pela Microsoft, ainda é base de uma boa parte do Windows, e acredito que ainda dure muito tempo.
System Programming: O Sistema Operacional não faz o que você precisa? Modifique-o. Nada que meia dúzia de drivers e algumas páginas de assembly não façam...
ATL/WTL: Minha paixão! Acho a arquitetura do ATL maravilhosa, bem simplista em voltada para o menor overhead possível e máxima performance. Já desenvolvi aplicativos em WTL, é um pouco mais trabalhoso, mas o resultado compensa. WTL é MUITO rápido.
STL: A biblioteca genérica baseada em templates que resolve a maioria dos problemas encontrados em Ciência da Computação.
.NET: O futuro. Arquitetura muito boa, performance nem tanto. Mas vale bastante pela produtividade e por ser bem mais conciso do que Win32.
Drivers: Desenvolvi drivers para Windows 2000, e acho que a API nativa do NT é muito bem feita e concisa. O kernel NT em si é uma obra de arte. Podem mandar o FBI atrás de mim, mas eu olhei os fontes do kernel do Windows 2000 e foi o código mais bem feito que eu já vi em toda a minha vida.
Linux: não sou expert em Linux, usei-o em casa durante 5 meses. Ainda está cru, mas é muito bom. Voltei para o Windows porque não existe Visual Studio.NET no Linux, nem ATL.
Análise: É muito bom pegar um projeto gigantesco e modelá-lo em peças pequenas, independentes e compreensíveis.
Segurança da Informação: Já trabalhei com isso, e é a área que eu mais gosto, por um simples motivo: nessa área o sistema é o meio e o fim.
Bancos de dados: Não é a coisa mais legal do mundo, mas paga o leitinho das crianças.
Computação distribuída: Também acho que é o futuro. Estou desenvolvendo alguma coisa nesse sentido, quero aprender bem mais.
Assembly: A máquina como ela é. Impossível ser um programador pleno sem pelo menos ler Assembly.
XML: Estudei bastante. Já desenvolvi coisas usando XSL/XPATH, é uma opção bem viável para alguns projetos. Informação compreensível para todos.
PHP: ASP.NET é bom, mas o ASP clássico não chega nem aos pés do PHP. Muito bom, muito rico. Só espero que a API não fique tão fragmentada quanto a Win32.
Desenvolvimento de jogos: Gosto muito. Já fiz algumas brincadeiras com DirectX, mas não acredito que seja fácil viver disso no Brasil.
Interesses não-computacionais
Política e Economia: Leio coisas sobre informática, mas também leio jornais todos os dias. Eu cursei um ano do curso de Relações Internacionais e adorava as aulas de Economia e Ciência Política. Quem sabe depois que eu abrir uma empresa e ganhar dinheiro e tempo com isso eu faço uma faculdade de economia...
Música: Já toquei violão, guitarra, já fui vocalista de banda e estou estudando bateria. Mas já adianto que como músico eu sou um ótimo programador. Gosto bastante de Metal Progressivo (SymphonyX, Angra e Dream Theater), mas também ouço Rock Nacional, MPB e algumas coisas mais.
Wikipedia: Sou fascinado pela Wikipedia! Esse conceito de uma enciclopédia construída por todos é muito bom! Já escrevi algumas coisas lá, mas meu inglës meia boca não me permite escrever mais.
Livros
Faz um bom tempo que eu não leio livros que não sejam ligados a programação, isso é um grande problema. Comprei um livro do Domenico Demasi a um tempo atrás, mas não consegui ler até o final. Minha fatura do cartão de crédito no final do mês é praticamente só amazon.com. Os ultimos livro que eu li foram os seguintes:
Showstopper: Livro escrito por um jornalista, sobre o projeto de desenvolvimento do Windows NT. Apesar da linguagem jornalistica e do inglês mais complexo, é muito bom ao descrever o aspecto psicológico de um projeto gigantesco. Fala sobre as famílias dos desenvolvedores e como eles lidavam com a pressão e com a animação de participar de um projeto dessa magnitude. Descreve a estrutura do projeto e as decisões que foram tomadas. Conta coisas interessantes sobre C e C++, compatibilidade, Notação Húngara, testadores e personalidade de desenvolvedores.
Coder to Developer: Livro sobre como ser um desenvolvedor de verdade, e como lidar com os diversos aspectos de um software, como controle de bugs, versionamento de código, documentação e outros. É muito focado em .NET, mas um bom livro.
Inside COM+ Base Services: Simplemente o melhor livro de programação que eu já li!! Um livro completo, que serve como tutorial e como referência. Muito bem escrito, muito bem explicado. Faz COM parecer fácil.
Inside Windows 2000: O que falar do livro que é a biblia sagrada sobre a arquitetura do kernel do Windows 2000? Muito bom, estou aguardando ansiosamente a próxima edição.
Outros livros que eu já li e gostei:
TCP/IP Unleashed
Inside Windows 2000
The Windows 2000 Device Driver Book
Programming Windows Security
Undocumented Windows 2000
Inside Windows NT File System
Advanced Windows
Sites que eu visito regularmente




