Rodrigo Strauss :: Blog
Win32: O começo de tudo
Começa nesse momento uma série de posts falando sobre programação Win32. Além de falar das APIs, eu também explicarei os componentes do Windows dos quais essas APIs dependem. É quase uma aula de Sistemas Operacionais, mas com coisas práticas ao invés de ficar escutando alguém repetir o livro do Tanenbaum :-). Aos que não sabem o que é Win32, já falei sobre isso, e sobre os motivos para estudar Win32.
Para acompanhar a série, você precisa somente de um compilador C++ e o Microsoft Platform SDK. As opções que eu conheço são:
- Visual Studio Professional: Ele já tem tudo que você precisa.
- Visual C++ Express: Você precisa dele e do Platform SDK. Na página de download do Express existe um link para download do SDK.
- Outros: Existem várias outras opções, como o Borland C++ Builder (ou o novo Turbo C++), Dev-C++, Ultimate++, CodeBlocks, etc. Se você quer só o compilador e gosta mesmo é do Bloco de Notas, o MinGW também resolve o seu problema. Só não se esqueça de configurar sua IDE/makefile/sei-lá-o-que para procurar os headers e as libs no Platform SDK.
Se você conseguir compilar o código abaixo é porque tudo está funcionando:
#define WIN32_LEAN_AND_MEAN #include <windows.h> // // programa Win32 tem como entry point (função inicial) a função WinMain // int WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine,int nCmdShow) { MessageBox(NULL, "Start Me Up!", "Win32", MB_OK); return 0; }
Em 24/01/2008 17:06, por Rodrigo Strauss





Gostei da proposta de uma série de posts sobre Win32. Vou utilizar o Visual C++ Express (estou fazendo o download agora).