Rodrigo Strauss :: Blog
Ferramentas de apoio Win32: pskill
O pskill é mais um ferramenta Sysinternals sem a qual a vida fica muito difícil. A única coisa que ele faz - e bem feito - é matar um processo. Parece simples, mas quando você precisa matar 7 processos toda vez que seu servidor dá pau, uma bat cheia de chamadas ao pskill pode salvar a sua vida.
Alguns usos:
- Ela aceita tanto o nome do processo quanto o PID: você pode chamar pskill notepad.exe ou pskill 4576.
- Quando você usa o nome, ele mata TODOS os processos com o mesmo nome: Ou seja, um pskill notepad.exe vai matar TODAS as instância do notepad. Se você quer matar uma instância específica, use o PID. Se precisar saber o PID do processo em command line, use o pslist, ferramenta que veremos em mais detalhes depois.
- Matar um processo e todos criados por ele: pskill -t meu-servico.exe. Mata o processo pai e toda sua família.
- Funciona remotamente: você pode chamar pskill \\outra-maquina notepad.exe ou pskill \\outra-maquina 4576. Como sempre, você precisa ter permissão para isso na máquina remota
Informação muito importante: pskill \\maquina-remota winlogon.exe causa um BugCheck (tela azul) instantâneamente na máquina remota. Use com moderação.
Em 31/10/2008 18:55, por Rodrigo Strauss





O fato de poder matar processos remotamente é muito útil naquelas situações onde se tem acesso interativo à máquina, mas ela está totalmente inoperante (travadaça). Nesse caso, um comandinho inocente pela rede para matar o culpado pode salvar um reboot.
[]s