Rodrigo Strauss :: Blog
Somos todos estranhos
Lendo o blog do Raymond Chen, como faço todos os dias, encontrei um post muito interessante, comparando a arquitetura x86 com as demais arquiteturas disponíveis no mercado. Nesse post ele fala sobre as características da arquitetura x86, e que muitas delas não são encontradas em outras arquiteturas (como PPC, MIPS, Alpha e ia64). Como estamos acostumados com a arquitetura do x86, parece que essas arquiteturas são estranhas e exóticas. Mas não são.
Olhando a lista resumida do Raymond, vemos que a arquitetura x86 é limitada, por manter compatibilidade desde o 8086 (PC XT). E vemos também que a nova arquitetura da Intel, a ia64, agora compartilha diversas características com as outras arquiteturas. Inclusive algo que em termos de performance chega a ser óbvio, que é colocar os parâmetros em registradores, e não na pilha. Existe, dois artigos interessante sobre arquitetura ia64 na MSDN Magazine (aqui e aqui)
Mais uma prova de que nem sempre o melhor produto é o que ganha o mercado. O padrão Beta sempre foi melhor do que o VHS, mas ninguém usa. Essas outras arquiteturas são bem melhores que o x86, mas ninguém usa (em desktops).
Em 16/09/2004 19:17, por Rodrigo Strauss




