Rodrigo Strauss :: Blog
Doenças de programador e o crônico problema da falta de concentração
Encontrei (adivinha por onde?) um post muito bom sobre problemas de saúde que costumam acometer profissionais de informática (prefiro esse termo do que geek). Lá um médico fala desde problemas do sono e de cama ("The bed should only be used for two things: sex and sleep" - acho que isso exclui o uso do notebook) até as comuns dores nas costas.
O que mais me chamou atenção foi a parte sobre dificuldade de atenção e foco. Isso é MUITO comum comigo e com muitos programadores que eu conheço. A pessoa consegue ficar programando horas a fio, mas dorme em uma reunião em menos de 5 minutos. Eu não faço mais reuniões (sou feliz, não sou?), mas quando eram necessárias eu ficava com sono a partir do momento que eu entrava na sala de reunião e via aquele monte de gente sentada. Outra coisa que me chamou a atenção foi ele falar que muitas pessoas gostam de trabalhar com computadores porque é a única coisa que consegue prender a atenção e deixá-las concentradas. O que mesmo assim pode ser difícil, principalmente para pessoas que como eu trabalham em ambientes barulhentos e cheios de baias.
Essa parte de concentração me lembra um artigo do Joel onde ele fala que nós geralmente demoramos aproximadamente 15 minutos para entrar em um estado de concentração bom o suficiente para produzir um código de qualidade. Como fazer isso quando o ambiente de trabalho parece mais um mercado de peixe e as pessoas não pensam duas vezes antes de chamar tua atenção para algo completamente fútil e desnecessário? Por isso que na Microsoft (e outras empresas, espero) cada programador tem sua própria sala...
Em 07/04/2006 15:44, por Rodrigo Strauss





Caiu como uma luva!
Eu sou um dos que usam o notebook na cama, mas uso uma daquelas mesinhas para tomar café na cama, o que não ajuda em nada com relação a dor nas costas mas pelo menos eu não fico com a maquina diretamente sobre o colo (esquenta muito).
Quanto a concentração, eu tenho o azar de ser muito dispersivo. Qualquer coisa me tira a concentração e para retomar a escrita do código eu levo muito tempo mesmo, isso quando não me aborreço e acabo indo checar o que há de novo no leitor de RSS... como agora por exemplo, e a coisa piora quando tem algo digno de ser comentado. :D
A empresa mantém uma conexão de banda larga em casa para os dias em que eu tenho que focar no desenvolvimento. (adoro fazer home office! Também sou feliz, né?)
Com os anos de experiência desenvolvi algumas técnicas para lidar com essa minha limitação:
- Todo mundo da casa sabe que meu quarto é solo sagrado e não se entra assim sem mais nem menos. (depois de algumas broncas o pessoal aprendeu)
- Desative todo que possa ser uma distração em potencial, TV, radio, bomba de ar do aquário, MSN, Google Talk, ICQ, ou qualquer outro site sistema de mensagens instantâneas e mesmo o leitor de e-mail e ignore o RSS, etc.
- Faça "o ritual" antes de começar a programar. Com isso quero dizer para fazer sua rotina para se prepara, por exemplo quando vou trabalhar em casa eu finjo que vou para a empresa, levanto, me arrumo, tomo café, etc. só que no lugar de pegar o carro eu volto para o quarto. No começo quando tomava o café na frente do PC ainda de pijamas era bem mais complicado "engrenar" no desenvolvimento.
E por fim, estando em casa ou no escritório tente se disciplinar para manter um horário planejado com pausas para café, almoço, etc. (a soneca de 20 minutos depois do almoço é permitida desde que não passe de 20 minutos hehe).