Rodrigo Strauss :: Blog
Troca-troca de arquitetura
Primeiro a Microsoft troca a arquitetura do XBOX para o IBM PowerPC. Agora, durante uma apresentação no Apple's Worldwide Developer Conference, Steve Jobs anuncia que a próxima geração de Macs usará plataforma Intel. Sim, a Apple vai usar processadores Intel. Quando eu vi os boatos semana passada, achei que poderiam ser infundados, mas agora está confirmado. Além dessa grande mudança, Steve Jobs ainda anunciou que um software da Apple (chamado Rosetta) vai permitir que os programas compilados para PowerPC rodem no Intel sem maiores problemas. Como sempre, toda revolução vem acompanhado de algum software...
Como esperado, não será possível usar oficialmente o MacOS X como qualquer PC "made in Santa Efigênia", pois isso seria um tiro na cultura Apple (Oficialmente não será possível, mas quantas semanas vai levar pra alguém resolver isso?). Eu li que algum lugar que a diferença da Apple para as outras empresas é que ela não vende hardware nem software, ela vende computadores. Ela vende algo que você tira da caixa e liga na tomada, como você faz com um eletrodoméstico. E isso faz realmente sentido, e ela prova que esse enfoque funciona. É mais fácil para os leigos de plantão colocarem um iMac para funcionar do que programar um vídeo cassete. Quando passar alguns anos eles lançam um micro com um design novo e todo mundo troca, igual fazemos com eletrodomésticos. A estratégia deles é muito interessante.
Além desse fato, o pessoal da Debian anunciou que, depois de 3 anos de desenvolvimento, a versão Stable do Sarge (3.1) está finalmente pronta e disponível para download. Só falta agora a 3DRealms anunciar o lançamento do Duke Nukem Forever...
Em 06/06/2005 22:08, por Rodrigo Strauss





Isso foi realmente uma surpresa ! Achei engraçado que a abertura da conferência onde Steve Jobs confirmou o uso do Intel, colocou no telão os dizeres "It's true" logo de cara :)
Outra coisa curiosa é que a alegação para usar Intel foi o poder de processamento por watt contra o PPC. Até aí tudo bem, mais se considerarmos que a AMD no mesmo índice de CPU tem mais poder que a Intel, e por praticamente a metade do consumo, parece mais uma das excentricidades do Jobs que na minha opinião são o que deixam a Apple na posição de mercado ruim há muito tempo (melhorou só depois do ipod).
at++