Rodrigo Strauss :: Blog
GMail e 7Zip: A evolução do software
Realmente não há limites para o software. Enquanto os programadores e engenheiros de sistemas continuarem tentando criar algo novo, nós sempre iremos nos surpreender. O mais interessante é que a evolução do software só depende de nós, não depende diretamente dos engenheiros de hardware. Na época que o Doom foi lançado, ninguém acreditava que um computador da época conseguiria rodar um jogo com aquela qualidade. Mas John Carmack foi lá, fez um algoritmo de "3D pero no mucho", aproveitando o máximo da capacidade dos computadores. E o mundo dos jogos nunca mais foi o mesmo.
Dois softwares me surpreenderam bastante nos últimos tempos: o GMail e o 7Zip. Um webmail e um software de compactação. Algo que existe desde que a web é web. Apesar disso, os dois software tem alguns diferenciais que os fazem se destacar no meio das dezenas de opções que temos.
Vamos ao primeiro: o GMail tem um conceito simplesmente fantástico, com um interface gráfica simplesmente maravilhosa. Tão maravilhosa que desde que eu comecei a usar o GMail eu abandonei o Outlook, acho o GMail muito mais ágil. E apesar de fantástica, a proposta deles é simples: uma boa interface, bastante espaço, um sistema de busca eficiente. Eles não inventaram nada, somente agruparam boas idéias e bons recursos em um conjunto coeso. E esse conjunto coeso fez os usuários exigirem mais qualidade de todo o mercado (de webmail), e elevou o nível de todos os softwares. Todo mundo está vendo a correria do Yahoo e do Hotmail para aumentar o espaço de armazenamento (para míseros 250 MBs) e colocar mais recursos.
O segundo: 7Zip. Um software de compactação que consegue compactar até 30% mais do que o WinRAR (que já é melhor do que o ZIP). Além do algoritmo melhor, o programador teve a ousadia (que eu não entendo porque não tiveram até hoje) de acreditar que o usuário não se importaria em esperar um pouco mais pela compactação para ter um resultado final bem melhor. Em um dos testes que eu fiz, compactei uma pasta com 42MBs de DLLs e PDBs. Nas suas respectivas configurações de compactação máxima, o WinRAR produziu um arquivo de 6.8 MB, enquanto o 7Zip produziu um com 4.8 MB. Além disso, o 7Zip é free e opensource, e o WinRAR abre os arquivos produzidos por ele (extensão 7zip).
Essas boas surpresas só me ajudam a acreditar cada vez mais no ramo de desenvolvimento de software. Você não precisa ter uma idéia genial para criar um software. Se você agrupar boas idéias em um software de qualidade, você estará fadado ao sucesso (a não ser que você dê muito ouvidos ao pessoal de marketing antes de terminar o produto). Idéias maravilhosas e inovadoras são difícieis de aparecer. Mas um software de qualidade e que resolva o problemas das pessoas e das empresas é (só um pouco) mais fácil. É só acreditar e ir em frente. Se as empresas que produzem softwares de má qualidade e as consultorias desonestas conseguem ter sucesso, por que um software de qualidade não conseguiria?
Em 29/01/2005 17:39, por Rodrigo Strauss





Conheço há algum tempo estes dois. Os dois são, de verdade, de excelente qualidade, e, para mim, os melhores no que fazem. Mas, é claro, tenho alguns comentários... =P
A coisa que mais me impressiona no 7-Zip é sua licença, de software livre. O algoritmo de compressão principal (o LZMA) é realmente bom, e ainda mais: não tem nada proprietário (contrastando, por exemplo, como o famoso LZW, implementado em GIFs). Além diso inclui suporte há vários outros formatos.
Mas, infelizmente, há alguns pontos negativos. Por exemplo, a portabilidade é muito baixa. Muito da API do Win32, fazendo com que, até pouco tempo, não houvesse nenhuma versão para *nix. Para um formato de compressão, isso é inadmissível!
Ao contrário de você, não acho um ganho gastar um tempo considerável para ganhar alguns bytes. No finalmente, você acabará gastando mais tempo...
O Gmail também é incrível! Seus conceitos, pelo menos para mim, são inovadores. Porém fico de orelha em pé sabendo que alguém (tudo bem, é uma máquina...) está lendo minhas mensagens. Ele, até agora, não me dá suporte a IMAP, tirando meu querido GnuPG...
Acho que é isso. Seus blog parece bastante interessante. Temos muitos gostos em comuns! Espero que possamos conversar algum dia...