Rodrigo Strauss :: Blog
Porque programar drivers (kernel mode) é mais legal do que programar aplicativos (user mode)
- Você está dentro do kernel do sistema.
- Você precisa de um bom conhecimento da arquitetura do kernel do Windows. Isso torna você um melhor programador user mode.
- Programação em kernel mode é algo crítico. O BUILD configura o compilador C para tratar warnings como errors.
- Você não pode errar. Um simples GPF ou divisão por zero é tela azul na hora!
- Em kernel mode você é obrigado a usar seus conhecimentos de ciências da computação: arquitetura de computadores, listas ligadas, etc.
- Os samples do DDK (Driver Development Kit) são mais bem organizados e mais bem comentados do que os samples de user mode. O código também é muito mais bonito. :-)
- A API do kernel do Windows (Native API) é muita mais concisa e bem organizada do que a Win32 e algumas partes do .NET Framework.
- Não existe programação para banco de dados em kernel mode. Nada de VB, nada de ADO.NET, nada de DataAdapter, nada de SQL, nada de fazer procedures. Praticamente o paraíso... :-)
- Em kernel mode, você só pode usar Assembly, C ou C++. E muitos programadores pregam que você use somente C.
- Temos ferramentas como o Driver Verifier e o Windows Checked Build para verificar se estamos fazendo tudo OK. Hoje temos o Application Verifier para user mode, mas isso é novo e quase ninguém conhece. O pessoal que programa em kernel mode (pelo menos os que sabem o que estão fazendo) usa o Driver Verifier sempre.
- Especialização. Poucas pessoas programam em kernel mode.
Em 05/08/2004 04:46, por Rodrigo Strauss





A partir de hoje vou estudar essa programação kernel mode mesmo com 30 anos de idade, creio que ainda possa tirar proveito deste mercado nem que tenha de recomeçar :).