logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog


Computação não é uma ciência exata, parte 2

Passei quinta e sexta da semana passada fazendo um dos serviços mais enfadonhos que um programador pode fazer: documentar um sistema que nem fui eu que criei. É quase uma tortura passar o dia inteiro com o Word aberto e com o Visual Studio fechado...

Estava eu terminando a documentação, quando enrosquei o pé no cabo de força do estabilizador e tudo apagou. É claro que eu nem tinha salvo a documentação, já que eu deixo meu micro em "hibernation" todo dia e o Word 2003 tem os recursos de recuperação de documentos e salvamento automático. Despreocupado, liguei o micro novamente e abri o Word na esperança de ver meu documento lá, do jeito que estava antes da infeliz fatalidade.

Pois é, ele não estava lá. Procurei os ~*.doc nos temporários do Windows e nada. Acredito que eu nem preciso descrever meu desespero, já que fazer documentação uma vez é enfadonho, e fazer duas vezes é torturante.

Sem mais opções, recomecei a escrever a documentação, e lembrei que o Word 2003 é o primeira versão que eu encontrei bugs, principalmente de redesenho de tela. Eu uso o Word desde a versão 6.0 para Windows 3.11, e nunca encontrei nenhum problema. Até aparecer o Word 2003. O pior não é o bug do redesenho, e sim o que me fez perder o documento, mesmo com a opção de salvamento automático ativada.

Passou o fim de semana, terminei minha segunda versão da documentação, e resolvi instalar o Service Pack 1 do Office 2003. Perguntei a um amigo se esse Service Pack solicitava o CD durante a instalação, porque todos os updates do Office que eu vi até hoje pediam. Ele me disse que no micro dele e de um outro amigo nosso, o Windows Installer não pediu o CD. Então, eu resolvi arriscar.

É claro que ele pediu o CD, e é claro que o CD do Office estava na sede da empresa, e não onde estou prestando consultoria. Afinal, é para isso que serve a Lei de Murphy.

Cancelei a instalação, fiquei assistindo a barra de progresso do Windows Installer retroceder enquanto eu torcia para que meu Office continuasse funcionando, para que eu não precisasse esperar que alguma boa alma me trouxesse o CD do Office ou que eu tivesse que fazer o download da MSDN.

Depois de cancelar o update, abri o Word para testar se tudo estava funcionando. Apareceu a tela do Windows Installer esperada, algumas dezenas de segundos e pronto, lá estava o Word aberto, COM O MEU DOCUMENTO PERDIDO SEMANA PASSADA RECUPERADO


Em 19/08/2004 07:01, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
rebarba rebarba
  ::::