Rodrigo Strauss :: Blog
Chernobyl: O retrato do limite da estupidez humana
Meu amigo Gilberto me mandou um link com a linha de tempo dos eventos que causaram o acidente de Chernobyl. Eu já tinha lido sobre o acidente - inclusive sobre a moça que percorreu a cidade fantasma - mas nunca uma descrição que mostrasse o grau de estupidez que foi necessária para que o acidente acontecesse.
O acidente aconteceu durante um teste para ver se o gerador, em baixa potência, conseguia se retroalimentar o suficiente para se resfriar, no caso dos geradores de backup demorarem para entrar em funcionamento. Os operadores e engenheiros fizeram algo como "desliga o tratamento de erro, log e backup que nós vamos fazer um teste rápido em produção". Detalhe: era uma usina nuclear, e não um servidor de produção. O trecho que deixa mais evidente os procedimentos adotados é o seguinte:
"O operador tentava, sem êxito, por meio de controles manuais, manter os parâmetros para o reator poder funcionar com segurança. A pressão de vapor e o nível da água caíram abaixo do permitido, fazendo soar os alarmes que exigiam o desligamento do reator. O operador desligou o próprio sistema de alarme."
Eles fizeram o equivalente em C++ (que eu já vi MUITO por aí) a:
int main
{
try
{
// um monte de código
}
catch(...)
{
// nada aqui
}
return 0;
}
Isso serve para que todos lembrem:
Ou, como o Gilberto disse, "foi genial, eles deveriam abrir uma empresa de software". Aí sim eles estariam no ramo certo...
Em 04/10/2005 19:47, por Rodrigo Strauss





O mais triste é saber que os efeitos vão perdurar até depois do fim da humanidade. Tá certo que é uma cagada que deveria acontecer cedo ou tarde. O importante é: será que os seres humanos aprenderam o suficiente com esse episódio? Pq se acontecerem mais Chernobyl's por aí, X-Men vai deixar de ser uma historinha de gibi.