Rodrigo Strauss :: Blog
1º aniversário do 1bit.com.br !
Nem parece que faz tanto tempo assim, mas a exatamente um ano atrás eu escrevi o primeiro post do blog. Um ano escrevendo sobre C++, Win32 e falando mal do .NET :-)
Antes de começar esse site, eu tinha me convencido que já estava na hora de compartilhar tudo que eu aprendi com as pilhas de livros e com as madrugadas que passei programando. O projeto original era fazer um site junto com o Alfred Gary Myers, com artigos dos dois. Aí eu comecei a fazer o layout do site e escrever alguns artigos. Como ele acabou não escrevendo nada, eu resolvi aproveitar todo o trabalho e fazer um site só meu :-) O Alfred acabou criando um blog no TheSpoke - que muitos dizem ser o melhor de lá, mas como sou amigo dele eu não posso falar - e depois começou a escrever para a Fórum Access.
O começo de um site é um paradoxo interessante de se lidar. Você escreve, só que não tem leitores, mas se você não escrever, nunca vai conseguir leitores. Hoje em dia o site tem uma média de 230 visitantes únicos por dia, segundo o Awstats. O número de acessos chegou a 370 no dia que eu enviei um link para o Slashdot. Como esperado, uma boa parte do bandwidth é consumida por joselitos que colocam o seus leitores de RSS para verificar o site a cada 5 minutos, mas por enquanto isso não me causa problemas. Como o site tem poucas imagens, ele é bem leve para carregar e eu ainda estou usando só 800MB por mês (o limite do meu plano é 2GB).
Uma coisa legal de fazer quando se tem um site é acompanhar o que as pessoas procuram no Google para chegar até o seu site. Desde que o site começou, o que mais faz as pessoas pararem aqui é a busca por informações sobre "placenta baixa", por causa do artigo "Ouça o que eu digo: não ouça ninguém", onde eu uso um caso de diagnóstico de placenta baixa para dizer como é importante obter informações antes de tomar um decisão. Esse mês, pela primeira vez na história do site, a procura por informações sobre o Google Maps passou a procura por placenta baixa.
Como parte das comemorações desse primeiro ano, eu escrevi o artigo sobre "Como ser um programador". Primeiro eu escrevi o "Como ser um BOM programador", e espero que ele tenha ajudado algumas pessoas a perceber como são simples os requisitos para ser um bom programador. Eu tentei com esse novo artigo ajudar as pessoas que querem virar programadores mas não sabem por onde começar.
Parabéns para mim e para todos os leitores! Agora vamos seguir com mais um ano de escovação de bits :-)
Em 21/07/2005 04:00, por Rodrigo Strauss





Oh bicho arretado!
Parabéns cara!
Mas o que a gente quer saber mesmo é onde vai ser a festa?!?